O Caribbean Stud Poker, também chamado Póquer Sem Descarte,
é uma modalidade de póquer em que os jogadores apostam contra a casa, e em que
pode existir o atractivo adicional do prémio acumulado ou jackpot.
Joga-se com um baralho de cinquenta e duas cartas, em que o
seu valor, ordenado da maior para a menor é Ás, Rei, Dama, Valete, 10, 9, 8, 7,
6, 5, 4, 3 e 2. O Ás pode utilizar-se como a carta mais alta na sequência de
Ás, Rei, Dama, Valete e 10 ou como a carta mais pequena com o valor de 1 na
sequência de 5, 4, 3, 2 e 1.
Em cada mesa de jogo há sete “casas”, o que significa que
podem apostar um máximo de 7 jogadores sentados. Cada jogador aposta apenas na
sua casa, e não podem participar jogadores de pé.
Cada “casa” tem espaços para a aposta inicial e para a
segunda aposta, bem como um espaço adicional ou ranhura para a aposta no
"jackpot" ou prémio acumulado.
Como se Joga
O jogador coloca a sua aposta no 1° espaço (aposta inicial)
antes da distribuição das cartas. De seguida o pagador reparte cinco cartas
cobertas a cada jogador, e cinco a si mesmo. A última carta do pagador fica
descoberta (pode ver-se que carta é). O jogador, depois de examinar o seu jogo,
terá de optar por prosseguir ou não em jogo. Se não quiser ir a jogo, colocará
as suas cartas tapadas na mesa dizendo "Passo"; caso o jogador opte
por jogar situará as suas cartas tapadas no segundo espaço da mesa, com a
expressão "Vou", e colocará em cima destas uma aposta, que
obrigatoriamente será o dobro da aposta inicial.
Depois de os jogadores terem decidido participar ou
retirar-se do jogo, o pagador descobre as suas quatro cartas ainda cobertas
que, com a quinta carta já descoberta, formam o jogo da banca.
A banca só pode ir a jogo se entre as suas cinco cartas
houver como mínimo um Ás e um Rei ou combinação superior. Se a banca não vai a
jogo, abona em fichas a cada jogador uma quantia igual à aposta inicial.
Se a banca for a jogo, o pagador compara as suas cartas com
as dos jogadores, retira as apostas perdedoras e paga as combinações superiores
à sua de acordo com a tabela de prémios para as segundas apostas, pagando a
primeira aposta na proporção de 1 para 1.
Quando o pagador e o jogador tenham a mesma combinação,
ganha a aposta quem obtenha a combinação formada por cartas de maior valor,
atendendo às regras sobre desempate. Se, mesmo assim, for impossível
desempatar, a aposta não ganha nem perde.
Combinações premiadas
As combinações possíveis do jogo, ordenadas do maior para o
menor valor, são as seguintes:
a) Sequência real de cor – Ás, Rei, Dama, Valete e 10 do
mesmo naipe.
Prémio: 100 vezes o valor da aposta.
b) Sequência de cor – cinco cartas do mesmo naipe ordenadas
sequencialmente.
Prémio: 50 vezes o valor da aposta.
c) Póquer – quatro cartas do mesmo valor.
Prémio: 20 vezes o valor da aposta.
d) Full – três cartas do mesmo valor e outras duas de igual
valor entre si.
Prémio: sete vezes o valor da aposta.
e) Cor – cinco cartas do mesmo naipe que não formam
sequência.
Prémio: cinco vezes o valor da aposta.
f) Sequência – cinco cartas formando sequência, mas de
naipes diferentes.
Prémio: quatro vezes o valor da aposta.
g) Trio – três cartas do mesmo valor.
Prémio: três vezes o valor da aposta.
h) Dois pares – duas cartas de um mesmo valor e outras duas
do mesmo valor mas diferente do anterior.
Prémio: duas vezes o valor da aposta.
i) Um par — combinação de duas cartas de igual valor.
Prémio: uma vez o valor da aposta.
j) Cartas maiores — quando não se verificar nenhuma das
combinações anteriores, ganha o jogador que tiver cartas maiores que o pagador.
Prémio: uma vez o valor da aposta.
Acumulado ou Jackpot
O jogador pode apostar no jackpot ou prémio acumulado,
colocando a ficha respectiva no 3.º espaço.
Se o jogador apostar no acumulado e tiver uma combinação
premiada, o prémio é pago mesmo que a banca não vá a jogo nessa mão.